A FELICIDADE NÃO É UM BEM NATURAL – ELA PODE E DEVE SER CONSTRUÍDA


A FELICIDADE NÃO É UM    BEM NATURAL – ELA PODE E DEVE SER CONSTRUÍDA




A busca da felicidade é tema antigo na humanidade. Filósofos e  religiosos desde séculos antes de Cristo já pensavam sobre isto!  Agora é a ciência que tem se dedicado a este assunto. Pois é, a ciência está interessada nisto porque quanto mais feliz, menos doente é o sujeito, quanto mais feliz, mais produtivo é o indivíduo. Pesquisas milionárias têm sido feitas nesta área e os resultados são surpreendentes.
Uma das descobertas aponta   para uma questão polêmica: 50%  da nossa capacidade de ser feliz está vinculada à aspectos genéticos. E os outros 50%? Bom, estes outros poderosos 50% se dividem em 40% nas nossas atividades intencionais e 10% nas circunstâncias da nossa vida. Isto significa que nascemos com uma TENDÊNCIA para a felicidade! Este fato é inegável! 
A grande notícia é que mesmo sendo genética, a TENDÊNCIA PARA SER FELIZ, pode ser modificada por nosso comportamento diante das adversidades da vida, pois os genes precisam de um ambiente determinado para se expressarem e isto significa que seja qual for a sua predisposição genética, sua expressão está em suas mãos.
A questão agora é: O que precisamente podemos fazer para acelerar ou reforçar esta tal felicidade? Se 40% só depende de nós podemos e devemos mudar o que fazemos e o que pensamos para atingir nosso objetivo.  Se observarmos as pessoas genuinamente felizes descobriremos que elas não  o são “por acaso” ,  elas agem! Procuram novas interpretações dos fatos, controlam suas ideias e sentimentos. Em suma, suas atividades intencionais têm efeitos decisivos sobre a sua genética e sobre as circunstâncias  em que  se encontram, por isto a fonte da felicidade pode ser encontrada em como você se comporta, no que você pensa e em que metas você estabelece a cada dia de sua vida. Não há felicidade sem ação e isto só depende de você!
É importante, como primeiro passo, DESCONSTRUIR alguns mitos. O primeiro deles é: ” A FELICIDADE PODE SER ENCONTRADA”.  Isto é uma falácia! Existem pessoas que sempre deixam para amanhã o fato de ser feliz. Ah, quando eu me aposentar....Ah, quando eu encontrar a minha alma gêmea.....Ah, quando eu tiver mais dinheiro.....serei feliz. A felicidade não está no “quando”, a felicidade está aí, dentro de você! Ela não está pronta esperando você se deparar com ela. Ela precisa e deve ser inventada.
Um outro mito bem comum é: “A FELICIDADE ESTÁ EM MUDAR AS CIRCUNSTÂNCIAS”. Não, meus amores, nem sempre podemos mudar as circunstâncias! O que podemos mudar é nossa postura diante das circunstâncias e mais nada. Por exemplo, numa separação contundente e inesperada, não podemos com frequência, evitar a partida do outro. Mas podemos nos posicionar de modo diferenciado diante de um fato tão doloroso que não depende de nosso desejo. Podemos sentir a dor, evitando o sofrimento! Podemos sim, nos reinventar e procurar nesta adversidade algo de bom para aplacar a dor e como Fênix, renascer das cinzas.
O terceiro e último mito bem comum que precisa ser desconstruído é: "FELICIDADE, VOCÊ TEM OU NÃO TEM!". É este mito que se refere ao aspecto genético que falamos tanto. Essa noção de que nascemos felizes ou infelizes está por toda parte. Mas, o que as pesquisas demonstram é que cada vez mais podemos superar nossa programação genética. De maneira análoga, se você nasceu com olhos castanhos, seus olhos permanecerão sempre castanhos. Contudo, você não está condenado a obedecer às diretrizes dos seus genes. Você pode, no mínimo, comprar lentes coloridas e sair por aí de olhos azuis!
Então, queridos, mãos à obra! Construam por aí a sua felicidade! Está provado, isto é possível!

Adriana Santiago
Psicóloga Clínica
CRP -  05-20345
(26094075/26092565/86622565)

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Querido Coelho de Moraes, concordamos que a verdade para se validar só precisa ser coerente? Bom, vou partir deste princípio.
    Quando digo que 50% da potência para ser feliz está pautada em aspectos genéticos, me baseio nas mais recentes descobertas científicas.
    Estudos confirmaram que pessoas com um par especial de genes têm quase duas vezes mais chances de se sentirem satisfeitos com a vida, quando comparadas àquelas que não têm a mesma carga genética. O bem-estar é proporcionado por uma variante do gene 5-HTT, responsável pela forma como as células nervosas gerenciam a distribuição da serotonina, substância que ajuda a controlar o humor, de acordo com estudo publicado no periódico Journal of Human Genetics.
    O 5-HTT proporciona o código operacional do transporte de serotonina dentro dos neurônios. A versão mais “longa” do gene leva à formação de mais transportadores da substância, enquanto o oposto ocorre com a versão mais “curta”. No código genético humano, as possíveis combinações são “longo-longo” (muitos transportadores de serotonina), “longo-curto” (número médio de transportadores) ou “curto-curto” (poucos transportadores). Cada elemento dos pares vem da mãe ou do pai.
    O que eu digo aqui é que independentemente do indivíduo possuir um gene "longo" ou "curto", ele pode se reinventar, pode se reconstruir através de técnicas e recursos que estão mesmo na "Natureza". Pois é, agora a discussão é: O que é natureza, o que é realidade? Não somos mais seres "naturais". Depois do VERBO não existe mais NATUREZA humana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO

O ESQUEMA DE PRIVAÇÃO EMOCIONAL