NÃO É O AMOR QUE MANTÉM A RELAÇÃO, É A RELAÇÃO QUE MANTÉM O AMOR!




Inspirada pelo mês de Junho que inclui dia dos namorados e Santo Antônio fiquei pensando sobre o AMOR E SOBRE OS AMANTES. No consultório ouvimos muitas queixas sobre os desencontros amorosos. A primeira pergunta que faço quando rola esta questão é: O que você quer de uma relação amorosa? Sim! É isto mesmo. As pessoas acham que querem e podem ter O OUTRO, O ALMEJADO, O ALVEJADO, mas o que elas têm de fato é a RELAÇÃO! O outro não pode ser propriedade de ninguém, pois aquela velha máxima é absolutamente verdadeira: NINGUÉM É DE NINGUÉM. 

Mas, neguinho não se contenta. O que se quer é que a VÍTIMA (é isto mesmo, vítima)  se encaixe no modelo platônico que se desenvolveu a respeito do ser que deve ser amado. E aí a tentativa sempre é empurrar o outro para os limites de uma forma construída a partir das neuroses individuais onde sobra pedaço de gente para tudo que é lado. Pronto! Está  formada a rede de desencontros. O amado não corresponde as expectativas, o amante se frustra por isto  e vai tudo por água abaixo. Decepções, reclamações, brigas, ressentimentos. Corra, lá vem a tristeza atirando para todos os lados, como diz a canção. 

É comum as pessoas não entenderem que o OUTRO é uma PESSOA com desejos, vontades, individualidades e pensam que só porque amam o pobre coitado, ele lhe deve satisfação e, mais que isto, lhe deve a ALMA. Acham que a vítima do seu amor deve abrir mão do que foi para agora lhe amar integralmente full time. Não pode mais olhar para o lado, não pode mais querer ficar sozinho (a), não pode mais beber com os amigos (as), não pode mais ter outro interesses! Agora é obrigado a AMAR.  Não é a toa que tanto sofrimento se vê por aí! Pessoas pela metade que tiveram que abrir mão do que se É em nome do "amor" pelo parceiro (a), em nome de uma "relação amorosa". 


Quando brigam se desculpam com seus pares amorosos dizendo "mas eu TE AMO!" como se o fato de amar em si já bastasse para que o outro o aceite de volta. Ledo engano! O amor em si somente não basta para manter uma relação! É só olhar para o lado e percebemos muitas relações que se dizem amorosas recheadas de xingamentos, maus tratos e falta de respeito, que em nome do amor se mantêm.


Este é o grande equívoco. Se pudessem entender que para se amar é preciso cuidar, não do outro em si, mas da RELAÇÃO, do modo como se vive com o ser amado seriam muito mais felizes, pois mais uma vez digo em letras garrafais: NÃO É O AMOR QUE MANTÉM UMA RELAÇÃO, É A RELAÇÃO QUE MANTÉM O AMOR. Então, meus queridos, se querem ser amados, SEJAM AMÁVEIS e não façam o outro REFÉM do seu amor. 

Até mais....

Adriana Santiago





Adriana Santiago
crp 05-20345
(26092565 - 86622565)
consultório: Itaipu - Santa Rosa - Copacabana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO