VOCÊ SABE PERDOAR?


 Pare agora, pense e sem pestanejar responda: Há  algo ou alguma situação na tua vida que você não consegue esquecer e que lhe causa dor ou aflição? Há alguém cuja atitude lhe magoou e até hoje você não consegue   PERDOAR?  Se a resposta foi sim, fique calmo e respire, grande parte da população mundial não consegue perdoar.

É muito comum  vermos por aí pessoas absolutamente entristecidas, carrancudas, amarguradas, travadas pelo simples fato de não conseguirem perdoar.  Elas vivem  arrastando as correntes dos ressentimentos e não percebem que o que fazem,  atravanca o seu progresso pessoal  no mais amplo aspecto. A pessoa que tem dificuldade de perdoar  se agarra às lembranças do que o fez  sofrer e a partir daí monta a sua rede subjetiva, ficando ela e seus pensamentos emaranhados  na dor.  O sujeito que não perdoa se amarra ao outro ou ao fato e não consegue progredir:  Adoece e tem diversas dores que se expressam tanto no corpo como na alma.

Se você olhar para o lado agora mesmo, vai ver alguém que vive às turras com as suas próprias lembranças. Provavelmente esta pessoa com frequência se refere  ao passado e se sente vítima das circunstâncias.  É comum também não conseguir aproveitar o que  há de bom acontecendo no momento presente, pois o seu enredo mental não permite que ele reconheça o que existe   hoje. Sua referência é sempre remota e diz respeito ao que não pôde ser bom em determinado momento de sua vida. Esta pessoa, com certeza, tem muitas razões e justificativas para agir deste modo, pois afinal de contas, ele é um pobre coitado que sofreu muitas decepções e atrocidades.  Ele não consegue perceber o outro, ele só olha para o seu próprio umbigo. Acha um absurdo total os seus pares não serem solidários à sua dor e não entenderem o quanto o que  lhe fez sofrer é IMPERDOÁVEL. Ele só esquece, que  TODOS nós passamos por agruras na vida. Faz parte do jogo! Viver é isto aí!  Ele esquece que quem o fez sofrer, sofreu também e talvez não tenha tido outra alternativa a não ser se comportar da maneira que se comportou.

A diferença entre quem perdoa com facilidade e  quem não perdoa, é que o primeiro se libera para novas experiências, enquanto o outro fica amarrado na dor. O “perdoador”,  tá sempre olhando pra frente, visando novas conquistas, ele  quer o novo. Quem não perdoa se agarra ao passado e, geralmente, se impede de dar um passo a frente com medo da repetição da desgraça.  Ele se agarra ao que foi e esquece do que pode vir a ser, se fecha no seu mundinho particular e cultiva a depressão. É queridos, é isto mesmo, não perdoar causa DEPRESSÃO.

Muitas pesquisas  tem sido realizadas para comprovar o poder terapêutico do PERDÃO. Atualmente este assunto, assim como a felicidade, deixou de ser exclusividade da RELIGIÃO e tomou espaço na ciência. E a coisa é tão séria e contundente  que vários estudos científicos foram realizados neste sentido e  demonstraram que   diversas outras  doenças,   como dores de cabeça , dores musculares (principalmente nas costas), fibromialgia, gastrite, úlceras, problemas cardiovasculares, hipertensão, problemas gastrointestinais, doenças alérgicas, urticárias e vertigens podem estar relacionadas com a dificuldade de perdoar.  Você sente alguma delas?

O que é perdoar? Como se faz isto?

Desde tempos remotos o perdão é considerado a máxima do “bom comportamento humano”. Todos nós queremos saber perdoar. Os Judeus, por exemplo, sacrificavam cordeiros para receber em troca a piedade divina. Também abandonavam os bodes no deserto acreditando que os animais levariam com eles os pecados (daí o termo bode expiatório), isentando os homens de culpa. Os cananitas (antigos habitantes da atual Palestina), usavam o sacrifício humano para obter a piedade dos deuses. Na Etiópia, membros de tribos realizavam cerimônias em que vomitavam para que suas maldades fossem expelidas e eles pudessem obter perdão dos deuses. No Ocidente o símbolo máximo do perdão   é Jesus Cristo. E o que ele disse na cruz?  Pai, perdoe, pois eles não sabem o que fazem!.

Jesus Cristo na cruz usou uma força de caráter que hoje a psicologia positiva descreve e reconhece como EMPATIA. E o que significa? Significa simplesmente se colocar no lugar do outro, entender as suas razões. Sei que não é tão fácil assim. Compreendo que  muitas vezes é quase impossível entender as razões do outro, mas isto é necessário, é uma questão de sobrevivência,  e só se consegue através do exercício diário.

Uma outra sugestão é: comece por si mesmo. Saiba se perdoar. Perdoe-se por não ter podido escolher a melhor opção (até porque até aquele momento a opção para vc parecia a adequada), perdoe-se por não ter a maturidade necessária para aturar determinados desaforos, perdoe-se por não ter entendido o outro da maneira que deveria, perdoe-se por não ter sido diferente do que você é! Perdoe-se antes de tudo e entenda que todos nós temos nossos limites, nossos defeitos e principalmente nossas qualidades. Perdoando-se será muito mais fácil perdoar o outro. E perdoando o outro, você estará absolutamente livre para ser e fazer o que bem quiser. Seja livre, perdoe e potencialize-se.





Adriana Santiago
Psicóloga Positiva
26092565/86622565

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO

O ESQUEMA DE PRIVAÇÃO EMOCIONAL