VOCÊ PODE TRANSFORMAR SEUS SONHOS EM REALIDADE

                   

Esta é uma verdade científica. Pesquisadores estão aí para comprovar que, se soubermos para onde queremos ir, é bem provável que consigamos chegar lá.  O grande problema é quando acordamos todos os dias sem saber qual é o nosso propósito na vida. Você já pensou sobre isto? Sabe para quê você acorda todos os dias? É muito comum observamos pessoas que vivem sem sentido, levantam para trabalhar pensando apenas em pagar contas sem nunca se questionar sobre o valor da sua existência e acham o que querem é inatingível. Ledo engano.
Nossos sonhos podem ser sutis, mas são extremamente poderosos, pois funcionam como um esboço do que pode vir a ser real e servem de motor para atingirmos nossas metas. Acreditem, parece mágica, mas não é: quando perseveramos em nossos desejos, já temos meio caminho andado para realizá-los.  Tudo que foi criado neste mundo, um dia foi intenção. A diferença entre o que ficou na imaginação e o que existe hoje foi o planejamento do ponto de partida até o ponto de chegada. Por isto, meus queridos leitores, nesta edição, decidi contar para vocês como podemos transformar a nossa história através da nossa organização mental.

O cérebro humano com aproximadamente 1,5 quilos, 100 bilhões de células nervosas, 90 cm² de  extensão de tecido nervoso é um dos responsáveis por esta transformação. É como um computador que armazena informação, classifica de diferentes maneiras e faz cálculos com extrema velocidade. Ele é a máquina que, impulsionada pelo nosso desejo, cria o mundo real. É verdade, nós temos o poder de criar a realidade. Mas, de onde vêm nossos desejos? De onde parte o querer? 

O cérebro é apenas a estrutura física que possibilita nossas ações no mundo, mas a verdadeira criadora de realidade é a mente. Por exemplo, pessoas deprimidas não vivem com um humor triste, mas num mundo triste, pois  interpreta negativamente tudo ao seu redor. Ela pinta o universo de negro e vai declinando em vários tons de cinza. O cérebro, que busca coerência o tempo todo, faz com que, de fato, todas as coisas correspondam ao seu pensamento monocromático, e aí, já era:  mundo triste, vida triste.

Pessoas realizadoras de sonhos acreditam no futuro. Elas se imaginam lá! Sabem o que querem e montam a sua vida em torno do que  acreditam que as farão felizes. Sabem que podem transformar a realidade, fazendo com que o que sonhou se concretize. Auto-conhecimento é a chave para a realização! Saber quem é e o que quer é o primeiro passo para uma vida de sucesso! “Decifra-me ou te devoro”, este é o enigma da vida. É preciso, em primeiro lugar que organizemos nossa mente de maneira que as coisas fiquem bem claras! Quem você é? O que você quer? O que você quer combina com seus valores? Seus valores combinam com sua proposta de vida?
Diversos famosos tiveram muitas dificuldades na vida, mas não desistiram. Elvis Presley, por exemplo, foi despedido em sua primeira audição. Diziam que não iria longe, e que ele ia continuar dirigindo seu caminhão. Resultado de não seguir esses conselhos? Presley tornou-se o segundo artista com mais álbuns vendidos em toda a história! Alexander Graham Bell, o inventor do telefone também sofreu nas mãos de críticos. Quando sugeriu ao presidente da Western Union produzir o telefone, ouviu: “O que é que a nossa empresa vai fazer com esse brinquedo?”. Ainda bem que ele persistiu na ideia que tinha; bom pra nós! Charlie Chaplin, um dos destaques do cinema mudo, já ouviu muitos: “Nãos!” Diziam que os filmes dele não teriam fama nenhuma. Albert Einstein, conhecido por seus enormes feitos na física e vencedor de um prêmio Nobel, era encarado por muitos, quando pequeno, como tendo a mente lenta. Começou a falar com quatro anos e aprendeu a ler aos 7 anos de idade. Também recusaram Einstein numa escola técnica da Suíça. Os cientistas da época achavam que ele era apenas um sonhador. Ludwig van Beethoven um dos compositores mais talentosos e respeitados da história também não teve uma vida tranquila. Não conseguia segurar o violino direito e em vez de se aprimorar, queria tocar só músicas de sua própria composição. Seu professor ficava irritado com isso e o considerava um verdadeiro fracassado. Que coisa, não? Foi a confiança em sua habilidade que fez com que Beethoven acreditasse muito pouco no que os outros diziam.  Walt Disney foi despedido de um jornal acusado de falta de criatividade. O primeiro estúdio que montou faliu. Foi até a MGM para vender a ideia do Mickey Mouse, mas falaram pra ele que um rato iria assustar as mulheres. . Henry Ford foi a falência cinco vezes  antes de ser um sucesso em sua profissão! Muitas pessoas zombavam dele constantemente. Resultado? A frase do próprio Ford resume tudo: “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência”. Você concorda com ele? Estes são apenas alguns exemplos de pessoas que acreditaram em seus sonhos e seguiram em frente, traçando metas sem desistir nunca e nem olhar para trás. E você, o que quer ser quando crescer?


Aproveitando o encerramento de um ano e o nascimento de novas 365 páginas em branco para escrever  sua história, gostaria de propor exercícios para você começar a ser quem você quer.

1)    Pare agora, não faça mais nada a não ser pensar em como você gostaria de estar daqui a um ano. Pegue um papel bem bonito e canetas coloridas e escreva isto. Por exemplo, “desejo comprar um carro” ou,  “quero estar dez quilos mais magra” (o). É muito importante que você defina bem o seu desejo. Se for um carro, imagine inclusive a cor. Se for emagrecer, pense exatamente em quantos quilos  você  quer eliminar
  
2)    O segundo passo é: organize estratégias que possa usar para atingir este objetivo. As ferramentas estão aí, bem à mão. Se quiser o carro,  precisa saber quanto custa e quanto precisará dispor para conseguir comprá-lo. Se for emagrecer, precisará dividir o peso total por mês, até atingir o seu alvo. Exemplo, para comprar um carro, você precisará dividir o valor total pelo tempo em que prevê a realização da sua meta. Se for emagrecer, é necessário dividir o total de quilos que almeja emagrecer pelo tempo necessário para isto. Se o total são dez quilos em doze meses, 900 gramas por mês são mais que o suficiente.
3)    Agora, é muito importante que se pergunte se estes objetivos farão diferença em sua vida. Se eles realmente são atraentes para você. Qual é o sentido que dará à sua existência.  
4)    Outra coisa que você precisa pensar é se, de fato, são realizáveis. Você poderá guardar quatro mil reais mensais para comprar o carro no fim do ano, ou será preciso, neste primeiro momento, começar com um mais baratinho para depois evoluir? Ou, como pode aumentar a sua renda para realizar o seu sonho.  Se precisa emagrecer cinqüenta quilos, terá capacidade de eliminar aproximadamente cinco por mês? Pensar em metas realizáveis é muito importante para que não caia na frustração. Os sonhos podem ser grandiosos, mas as metas devem ser palpáveis.
5)    É fundamental também que comemore e reconheça seus pequenos passos e se perdoe por eventuais fracassos. Mantenha-se firme em seu propósito, apesar dos tropeços.
6)    Materialize seu pensamento, recortando imagens do seu objeto de desejo e ponha em um lugar que você possa ver todos os dias ao acordar e quando for dormir. Isto faz com que você não perca seu sonho de vista.
7)    Anote tudo.  Metas, submetas e também suas pequenas realizações. Isto ajuda muito, pois a palavra materializa o pensamento e faz com que o seu cérebro “entenda” que não tem trabalhado em vão.



Finalmente, vá em frente, o mundo está aí esperando você brilhar. Transforme a sua vida, saiba em que lugar está e defina aonde quer chegar, pois estudos  demonstram que pessoas de sucesso  têm a mente voltada para a criação do futuro desejado. Elas definitivamente não contam com a sorte. Sabem que passarão por dificuldades, mas compreendem que faz parte do jogo. Obstáculos não as impedem de caminhar.  Ao contrário, são resilientes e fazem da adversidade uma mola para a sua realização pessoal em amplo aspecto. Sabem que é a mente que comanda o cérebro e que quando o cérebro muda, a realidade vai junto com ele. E aí, você está  pronto para criar uma nova realidade e viver uma história que sempre sonhou? Mãos na massa, aproveite hoje e reavalie a sua vida.  Sempre é tempo!!!!!!!!!!!

Quando atingir suas metas e realizar seus sonhos, escreva para mim e conte sua história. Ano que vem podemos publicá-la e provar ao Universo o quanto você pode ser e ter o que quiser nesta vida.
Espero ter contribuído e feliz trezentas e sessenta e cinco possibilidades de dias melhores para você!

ADRIANA SANTIAGO
CRP: 05-20345

Neuropsicóloga com 25 anos de experiência clínica. Especialista em Psicologia Positiva, Neurociências e Terapia Cognitivo Comportamental e Transtornos Alimentares.  Escritora, professora de Psicologia Positiva e Terapia de Esquemas.  Autora do blog PAPO CABEÇA COM ADRIANA SANTIAGO. Diretora do NUAPP (Núcleo de Aplicação da Psicologia Positiva).

TELEFONES PARA CONTATO: 98662-2565/36082565

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO

O ESQUEMA DE PRIVAÇÃO EMOCIONAL