SUCESSO OU FRACASSO? É VOCÊ QUEM ESCOLHE SEU DESTINO




Nenhum texto alternativo automático disponível.
Em primeiro lugar a pergunta que deve ser respondida é: O que é sucesso para você? Muitas pessoas se consideram bem-sucedidas simplesmente porque conseguiram mais tempo em sua vida corrida, e ter tempo para descansar é comemorado como riqueza considerável. Outras acreditam que será bem-sucedido se atingir o topo em uma carreira. Algumas acham que ter sucesso é manter uma família harmônica e saudável. Definir onde queremos chegar é o primeiro passo para nos tornarmos pessoas de sucesso. Afinal, se não sabemos onde vamos, podemos nos perder pelo caminho ou até mesmo chegar ao lugar e não reconhecer que era ali que queríamos estar.
Carlos Alberto não entendia porque João, seu colega de profissão, fazia mais sucesso que ele, afinal de contas tinham a mesma formação acadêmica e competências no trabalho bem parecidas. Se contorcia de inveja todas as vezes que seu parceiro ganhava reconhecimento profissional e se entristecia pois a sensação de fracasso o invadia. A diferença mais marcante entre os dois era que João sabia onde queria chegar e fazia planos para o futuro. Anotava tudo o que queria, meticulosamente, com prazos para realização. A conseqüência disso era que quando se deparava com uma adversidade, entendia que era parte do jogo da existência e não se abatia. Contornava a situação e se mantinha firme no propósito. Quando a vida lhe apresentava um problema, ele vinha com mais três soluções. Enquanto Carlos Alberto, para cada solução, arrumava três problemas. Ele se achava um derrotado, sempre.
Carol Dweck, pesquisadora da Universidade Columbia, considerada uma das maiores especialistas em desenvolvimento humano, assevera que a opinião que você adota a respeito de si mesmo, afeta profundamente a maneira que você leva a vida.  Esta crença sobre si é o que definirá seu sucesso ou fracasso na realização dos seus desejos. João se sentia vitorioso e comemorava sempre que atingia pequenos objetivos em busca do sucesso. Carlos se via como incompetente até na hora de festejar as conquistas.  Agora, pare e pense: O que você acha a seu respeito? Se considera uma pessoa bem-sucedida ou se sente aquém das suas possibilidades? Diante das grandes pedras em seu caminho, paralisa ou as contorna? Se sente vítima das circunstâncias ou autor da sua própria história? A psicologia hoje pode lhe ajudar a mudar a sua opinião sobre si mesmo e facilitar o seu caminho de glórias.
Alguns acontecimentos na infância do indivíduo podem marcar de maneira indelével a sua auto-imagem pessoal. Por exemplo, Carlos Alberto tinha um pai narcisista que o detonava sempre. Frases como “você é um incompetente”, “não deveria nem ter nascido”, “você não serve para nada” eram comuns em suas discussões.  Diferentemente de Einstein que superou um pai nocivo, que dizia sempre que ele era um inútil, Carlos Alberto sucumbiu às palavras que ele acreditava que o definiam. Por mais que alcançasse seus objetivos, não se sentia vitorioso. Ele não era maleável.
Segundo Dweck, existem dois estilos de pensamento: o fixo e o de crescimento. Pessoas com estilos de pensamento fixo, diante de uma adversidade, paralisam e acessam toda a emoção antiga que foi impressa na infância, trazendo para a cena presente os sentimentos do passado, quando o papai ou a mamãe ou o professor lhe disseram o quanto eram incompetentes. Ao contrário, quem tem um estilo de pensamento de crescimento, mesmo que tenham tido cuidadores nocivos (o que é bem comum), ultrapassam a fronteira do sofrimento e querem provar para si mesmos e para o mundo que não são vítimas das circunstâncias e que podem se superar. São resilientes e perseverantes. Cultivam a crença que podem crescer, aprender e desenvolvem uma capacidade aguçada para identificar seus pontos fracos e fortes. Sendo assim, quando delimitam suas fraquezas lidam com elas da melhor maneira possível. Ressaltam suas qualidades e, por isso, não se sentem derrotados quando são postos à prova. Entendem que ninguém é bom em tudo. Isto é impossível.
Uma outra diferença bem marcante em quem tem uma forma de pensar de crescimento é que elas sabem que para ter sucesso é preciso se esforçar. João sabia disso, assim todos os dias estudava e se atualizava na sua e em outras áreas do saber. Utilizava tudo que aprendia de maneira prática, se revigorando com o reconhecimento e as emoções  positivas que isso causava. Carlos Alberto não: achava que devia ser reconhecido a qualquer preço, mesmo que não fizesse nada, afinal de contas ele era muito inteligente e competente, portanto merecia este reconhecimento. Quando presenciava o sucesso de João achava que isso era fruto de sorte. Não entendia que o colega de trabalho se empenhava muito para ter o sucesso reconhecido por ele mesmo e por seus pares. Além de buscar sempre novos desafios, prosperava e se desenvolvia a partir deles.
O que a nova psicologia do sucesso propõe é que os estilos de pensamento não são imutáveis. Você pode, se quiser e se esforçar, mudar a crença que tem sobre você e sobre o mundo que o rodeia.  Apesar de serem parte importante da personalidade, pois são construídos ao longo da sua história, os pensamentos podem ser mudados, transformando nossa maneira de existir pois, somos, cada um de nós, um universo particular. A realidade muda, quando você muda. Quem tem um modelo fixo de pensamento perde grandes oportunidades de evolução pois sente-se rotulado  por palavras negativas e desanima frente à uma grande exigência da vida. Não entende que os fracassos servem para nos fazer aprender e que há um grande “barato” na superação das dificuldades.
É importante notar que as pessoas que tem o estilo de pensamento de crescimento, não apenas planejaram chegar ao topo. A chegada foi conseqüência do  seu empenho, trabalho, dedicação, certeza sobre o que gosta de fazer e resilência. Ao contrário, os que têm pensamento fixo, almejam o topo o tempo inteiro e, geralmente, perdem o entusiasmo ao longo do caminho, pois nem sempre fazem o que gostam. Elas também não têm medo de errar, pois sabem que isto faz parte da essência humana.  Não prometem o que não podem cumprir, mas cumprem sempre o prometido. Sabem onde querem chegar e se alegram no processo de crescimento. Não perdem tempo com conflitos improdutivos, dão valor às pessoas que os rodeiam e investem em sua vida pessoal, tanto quanto na vida laboral. Não se interessam por vinganças, nem pequenas, nem grandes. Procuram sempre compreender, perdoar e seguir adiante. Se reinventam e seguem em frente dando brilho para suas vidas e para as vidas de quem os cercam.
João, quando escolheu engenharia, sabia que esta profissão daria sentido sua vida, enquanto Carlos Alberto o fez porque achou que ganharia status e assim poderia ser reconhecido por seu pai. Motivos diferentes, resultados também diferentes. Enquanto nosso primeiro personagem vive a vida cheia de alegria e emoção positiva, o segundo está em tratamento psiquiátrico, tentando resolver seus conflitos através da medicação que o entorpece. E você, considera a sua vida um sucesso? Se não, preste atenção nas dicas a seguir:
4 
Flexibilize seu pensamento e se torne uma pessoa de sucesso.
1)      Não desista facilmente. Se perceber dificuldades em sua trajetória, aprenda a descansar e seguir em frente.  
2)      Sempre que se perceber sentindo pena de si mesmo, levante a cabeça e olhe para o lado. Você não é o único a passar por dificuldades.
3)      Lembre-se que o seu passado não precisa ser arrastado com você para o seu presente. Se ele foi ruim, deixo-o lá. Não se esqueça que o cérebro não faz distinção entre o que você vive no presente e o que você lembra. Não eternize a sua dor.
4)       Comemore sempre que conquistar algo. Isto é importante para lembrá-lo que você pode.
5)      Procure se afastar, pelo menos mentalmente, de pessoas negativas, que te desestimulam em seus objetivos. Materialize suas esperanças.
6)      Quando achar que foi bem em qualquer processo, poste-se diante do espelho e se parabenize. Você merece.  Quando fracassar, se respeite. Faz parte do processo.
7)      Não pense que quem tem sucesso não se esforçou! Até Einsten foi obrigado a superar suas dificuldades para obter o reconhecimento que tem hoje!
8)      Sabe aquela frase: “Só podia ser comigo”? Esqueça! Todos nós passamos por dificuldades.
9)      Não busque vingança. Nem pequenas, nem grandes. O seu algoz já o feriu. É você quem vai perder tempo e energia vital se ligando a ele pela eternidade.
10)   Cuide também da sua vida pessoal. Afinal de contas, não é só no trabalho que devemos brilhar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO